sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SAFIL - 3º dia

Nesta quarta-feira, dia 29, dando sequência ao conteúdo programático da SAFIL (Semana Acadêmica de Filosofia), às 8h, houve a apresentação do projeto de pesquisa dos alunos do segundo ano. Contou-se com a presença do Prof. Ms. Fabrício A. Deffacci, que ministra a disciplina TCC 1 (Trabalho de Conclusão de Curso) e, também, do debatedor, o Exmo. Sr. Pe. José Carlos Frederice, Reitor do Seminário Maior “João Paulo II”.
Antes da abertura das apresentações, o Prof. Ms. Fabrício assertou que algo realmente inédito iniciara, e inferiu: “A ‘casa’ começa, agora, a conhecer o que será trabalhado nas próximas monografias”. Assim, os nove alunos compuseram a mesa e tiveram o tempo de dez minutos para cada exposição.
Seguiu-se, na ordem de apresentação, o tema do projeto monográfico do corpo discente: Paulo César Travaglini – A Ontologia da Relação em Martin Buber; Helder Emanoel da Silva – A Questão do Suicídio no Pensamento de Albert Camus; Vanderlei Vilela Francisco – A Civilização e o Aparecimento do Mal-Estar Humano, Sigmund Freud; Charles dos Reis – A Arte em Theodoro W. Adorno; William Rufato Botura – O Novo Espírito Científico Na Perspectiva de Gaston Bachelard; Lucas Michel dos Santos – Terapia Gramatical, Ludwig Wittgeinstein; Amauri Rezende de Andrade – Niilismo em Friedrich Nietzsche; Marcos Fabrício Campos – O Papel dos Intelectuais Orgânicos no Processo de Rompimento com a Hegemonia, Antonio Gramsci; e Cristóvão Cordeiro da Silva – A Reificação e Consciência do Proletariado em Georg Lukács.
Após o término das apresentações, deu-se espaço ao debatedor, Pe. José Carlos, que comentou todos os projetos, sugerindo-lhes a necessidade de manter e elevar o nível de reflexão, na busca de perspectivas desafiadoras. Salientou, ainda, a notoriedade de todos os temas abordados, uma vez que permeiam o mundo contemporâneo.
Iniciou-se às 10h20min, logo após um pequeno intervalo, a palestra “Literatura e Construção da Identidade – Algumas considerações acerca da pós-modernidade”, com a Prof. Dra. Sheila Pelegri de Sá, que possui Doutorado em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), Mestrado em Estudos Literários pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Graduação em Letras, também, pela UNESP.
Tratou-se, sobretudo, de uma elucidação da obra “Ensaio sobre a Cegueira”, do polêmico escritor português, falecido recentemente, José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Nesta obra, escrita em 1998, uma epidemia de cegueira apodera-se da humanidade; deste modo, Saramago busca retratar os aspectos da natureza humana, como, por exemplo, o egoísmo, a crueldade e, principalmente, a crueza das relações humanas, a partir do momento em que não há um olhar fiscalizador.
Como bem definiu a Prof. Dra. Sheila, o gênero romântico é o mais bem sucedido meio em que se consegue trabalhar o sujeito, já que permite a identidade deste, seja essa identidade do sujeito do iluminismo, do sociológico ou do pós-moderno. A arte é tão somente o processo de representação da vida por meio do real.
Animados pelas apresentações, ainda em fase inicial, do projeto de pesquisa dos alunos do segundo ano, e, entusiasmados pela palestra final, os presentes sentiram-se agraciados por tão proveitosa manhã. Assim encerrou-se o terceiro dia da SAFIL.

Carlos Henrique dos S. Fernandes (1º ano de Filosofia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário