QUEM SOMOS

Estudante de filosofia do INFISTA - Instituto de Filosofia “Santo Tomás de Aquino”- venho fazer a apresentação da Instituição, mantida pela a Diocese de São Carlos, Estado de São Paulo.
Nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado, atendendo à solicitação da Igreja, oferece-nos, a todos os seminaristas, a oportunidade de uma formação sólida e segura.
Transcreveremos abaixo sua opinião.
 Até bem pouco tempo, nós tínhamos o seminário como local onde os seminaristas moravam e estudavam. A partir da Pastores Dabo Vobis, passou-se a falar das casas de formação com uma nova forma e, por exigência da própria Congregação para a Formação, que se colocassem os institutos, tanto de filosofia quanto de teologia, como casas mais abertas para várias congregações e não só para o Seminário Diocesano.
A primeira preocupação é com o reconhecimento do curso. Num primeiro momento, tínhamos tentado fazê-lo com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Queremos dar uma formação sólida, mas que dê segurança ao seminarista para que, no caso, por exemplo, de sair do seminário, ele tenha condições de entrar no mercado de trabalho com um diploma de curso superior.
Porque, quando criamos um instituto, é claro que demos a ele uma identidade; e é evidente que Santo Tomás de Aquino, sendo um expoente tanto no campo filosófico como no campo teológico, representa, na história da Igreja, uma visão cristã da filosofia aristotélica; hoje, fala-se da filosofia aristotélico-tomista Santo Tomás é um expoente e, por isso, nós o colocamos como patrono deste Instituto.
O prédio pertence aos vicentinos. Estava quase que ocioso, pois havia apenas um grupo de menores, de diversos pontos da cidade, que recebia assistência. A identidade do Instituto como um instituto católico justifica a importância da presença de Jesus no espaço. Daí a inauguração, dentro das atividades de celebração do ano sacerdotal. Trata-se de um Instituto de formação de futuros padres e, é claro, isso por si só, explica.
O Papa Bento XVI, ao convocar o ano sacerdotal, quis mostrar a importância do padre na sociedade moderna; eis aí a importância de se formarem os futuros padres para exercerem sua missão.
                                                                                                       Dom Paulo Sergio Machado

-->
Diretora
Diana Cury
Convicta de seus ideais e muito consciente de seu papel como formadora, Diana Cury é o exemplo de como a mulher consegue, quando luta pelo que quer, conquistar o seu espaço. Ela é professora, graduada em Biologia e Pedagogia, com mestrado em Educação pela UFSCar, diretora do Instituto de Filosofia” Santo Tomás de Aquino (INFISTA) e da E.E. Ludgero Braga, coordenadora do Curso de Pedagogia da Unicep, agente de pastoral, rotaryana, musicista.
O reconhecimento pelo seu trabalho, fez com que nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado, confiasse a diretoria de nosso Instituto, se faz nesse momento num ambiente, considerado por muitos, naturalmente masculino e conduzido por sacerdotes. É com maestria, que Diana desempenha, nesse momento, o desafio de buscar consolidar o INFISTA, como um grande centro filosófico de São Carlos, em toda sua história.

-->
Alunos matriculados
2013

1º Ano de filosofia

01 - Adriano Medeiros da Silva;
02 - Alex Sandro de Souza Ferreira;
03 - Caio Renato Rodrigues;
04 - Cléber Aparecido Rodrigues da Silva;
05 - Elton Junior dos Santos Dutra;
06 - Everton Luis Luchesi;
07 - Júlio César de Oliveira;
08 - Lucas Ferreira Martins;
09 - Matheus Henrique Luchesi;
10 - Ruan R. Marques;
11 - Willian J. Marcelino.

2º Ano de filosofia

12 - Bruno Richard de Moraes Ferreira;
13 - Cleitom Soares de Melo;
14 - Diego Schiavi;
15 - Matheus Carrara Santiago;
16 - Regivânio Martins da Silva;
17 - Tiago Henrique André;
18 - Thiago Cesar Lopes da Silva;
19 - Willian Marcelo da Silva

3º Ano de filosofia

20 - Helton Dias dos Santos;
21 - Jonas Rafael da Silva;
22 - José M. Almeida Machado;
23 - José Guilherme Augusto Ferraresi;
24 - Leandro da Silva Pimentel;
25 - Paulo Henrique Zavatti Caparelli;
26 - Willian Henrique Rodrigues.