ÁREAS DE PESQUISA


Linha 1Problemas fundamentais em Filosofia

Objetivo: A linha de pesquisa 1 visa promover uma reflexão sobre as principais questões que foram elaboradas no decorrer da História do Pensamento Filosófico, as quais ocuparam a centralidade dos grandes tratados em Filosofia e, simultaneamente, forneceram os subsídios teóricos para as diferentes áreas do pensamento ocidental. Trata-se, pois, de um amplo campo de problemática, mas que apresenta uma articulação necessária na passagem entre os filósofos com maior relevância para a construção da Filosofia Geral.
Temas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Linguagem e Estética.
Professor: (aguardando confirmação)

Linha 2 – Ética, Filosofia Política e Social

Objetivo: A linha de pesquisa 2 pretende direcionar a investigação filosófica para as questões referentes à organização da vida humana em coletividade, seja em seu aspecto normativo ou pela via dos contornos sócio-culturais. É próprio deste campo de pesquisa o debate acerca da dimensão política inerente ao ser humano, a constituição do Estado a partir da dimensão humana, os aspectos normativos da conduta humana e a produção de contextos culturais acompanhados por suas apreensões teóricas específicas e/ou gerais no âmbito filosófico.
Temas: Ética, Política, Pensamento Latino-Americano, Filosofia Social, Antropologia Cultural.
Professores: (aguardando confirmação)

Linha 3 – Filosofia e formação humana

Objetivo: A linha de pesquisa 3 propõe, como foco de abordagem, o ser humano como um ser concreto e inserido no mundo. As manifestações vitais do ser humano em distintos níveis representam um significativo objeto de reflexão, tendo por base o conjunto de suas escolhas, enquanto previamente direcionadas pelo horizonte formativo no qual está inserido.
Temas: Antropologia Filosófica, Filosofia da Educação, Filosofia da Religião, Filosofia da Psicanálise.
Professores: (aguardando confirmação)