terça-feira, 28 de setembro de 2010

SAFIL – Semana Acadêmica de Filosofia (27 de setembro de 2010)

Realizou-se nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, a primeira “Semana Acadêmica de Filosofia”. O evento, que contou com a presença de nosso Bispo, Dom Paulo Sérgio Machado, teve início às 8h e contou também com a presença e participação de todos os seminaristas que, com grande empenho e esmero, prepararam as dependências do INFISTA (Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino) para que o evento fosse realizado com a maior dignidade possível.
Compuseram a mesa: Profª Ms. Diana Cury, Pe. José Carlos Frederice, Prof. Ms.Diác. Ulisses Abruzio e, como citado acima, nosso Bispo, Dom Paulo Sérgio Machado. Fizeram-se também presentes a Profª Edna Aparecida Pellegrini e o Prof. Ms. Marcelo Garcia Navarro.
Após a recitação dos respectivos hinos: o Nacional e o da cidade de São Carlos, foi-nos apresentada a “Bandeira do Infista” e a Profª Ms. Diana Cury, tomando a palavra, afirmou que “... A Semana de Filosofia é a demonstração de uma gestão participativa e compartilhada, pois o INFISTA firma-se na colaboração de todos. Esta será uma semana na qual refletiremos aquilo que estudamos e isso contribuirá com o ‘currículo’ acadêmico e cultural de todos”.
Em seguida, Dom Paulo proferiu as seguintes palavras: “Ser filósofo, assume, às vezes, uma conotação negativa. Mas essa imagem, com o tempo, vem dissolvendo-se, pois o filósofo busca o saber último, não se conformando com as verdades preestabelecidas e, por ser um ‘ser pensante’, o homem, com o uso da razão, busca a compreensão acerca do mundo. O verdadeiro filósofo deve ser um “Ser pensante’, relacionante e amigo da sabedoria”.
Ao iniciar a Conferência, esta sob o título: “A relação entre o homem e Deus no pensamento Medieval”, Dom Paulo fez a seguinte afirmação: “A História é a ‘marcha’ do Homem através dos tempos, sendo vista em duas dimensões: a Linear e a Cíclica” e, falando acerca da Idade Média, período este que perdurou por quase um milênio (476-1453 a.C.), salientou três características que a marcaram e que exercem grande influência nos dias atuais: 1ª.) a arte gótica, 2ª.) o surgimento da “divina comédia”, com Dante Alighieri e 3ª.) o nascimento de Santo Tomás de Aquino que, nas palavras de Dom Paulo, foi “o mais sábio dos Santos e o mais santo dos Sábios”.
Após sua Conferência, houve uma pausa para um delicioso café e, logo após, a palestra com o Mestre e Doutorando em Física, Gentil Dias de Morais Neto, sob o tema “As pseudociências e a Mecânica Quântica”. Ele afirmou que a Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados, tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Os alicerces da mecânica quântica foram estabelecidos durante a primeira metade do século XX por Albert Einstein, Werner Heisenberg, Max Planck, Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Richard Feynman e outros.
Foi, sem sombra de dúvidas, um dia proveitoso para todos e que dignificou, ainda mais, o nome de “nosso” INFISTA.
Ir. Rogério Dinato, agromonge.

Um comentário:

  1. Acredito que este 1° SAFIL esta sendo de grande aprofundamento em nossos estudos filosoficos, Parabéns pela colaboração de todos para que este maravilhoso evento se realizasse. Um grande e Fraterno abraço

    ResponderExcluir