terça-feira, 24 de agosto de 2010

SAP - Abertura da Semana de Apresentação de Pesquisas

“Um dia significativo e memorável.” Usando desta sentença tão forte e cheia de expressão, a Profª Ms. Diana Cury tomou a palavra e abriu, solenemente, a “Semana de Apresentação de Pesquisas”, agradecendo a presença e colaboração de todos os que se encontravam presentes nas dependências do INFISTA (Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino).

Nosso Bispo, Dom Paulo Sérgio Machado, presença indelével ao evento, proferiu algumas palavras no que diz respeito ao reconhecimento do INFISTA pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e da possível abertura de suas portas para os estudantes leigos, que ali desejarem cursar filosofia. Dom Paulo Sérgio afirmou que, em um curto espaço de tempo, o INFISTA se tornará o arquétipo referencial de nossa Diocese. Fez também uma alusão à época em que cursou as disciplinas filosóficas na PUC, na década de 60, em pleno regime ditatorial, “naquele período tão difícil e conturbado de nossa história...”.

Nesta ocasião, diga-se de passagem, foi nos apresentada a bandeira oficial do INFISTA, confeccionada por um dos estudantes.

Os professores que ali lecionam receberam amigavelmente o convite e compareceram prazerosos ao evento. Dentre eles, destacam-se: Prof. Ms. Pe. Marcio Coelho, Prof. Pe. Jorge Aparecido Nahra, Prof. Pe. Sandro Portella, Prof. Ms. Diác. Ulisses Abruzio, Prof. Ms. Marcelo Garcia Navarro, Prof. Ms. Rafael Gustavo de Souza, Prof. Ms. Fabrício Antonio Deffacci, Profª. Edna Apparecida Pellegrini e Profª. Izabel Gemma Loretti Novo. Padre José Carlos Frederice, na qualidade de reitor do Seminário Maior “João Paulo II”, Padre José Luiz Beltrame e Padre Marco Aurélio Peira Ruffino também marcaram presença, prestigiando o evento.

O Prof. Dr. Newton Lima Neto, ex-reitor da UFSCar (1992/96) e ex-prefeito de São Carlos (2001/04 e 2005/08) foi o conferencista convidado a abrilhantar a sessão. A sua conferência, intitulada “A importância da pesquisa e do pesquisar”, salientou o papel que a pesquisa científica exerce em nossos dias. Ele a definiu como sendo a busca do novo e da compreensão dos fenômenos naturais e das decorrentes transformações em nossas vidas. Dentre outras coisas, afirmou que, para uma instituição de ensino superior estar inserida na sociedade, é preciso galgar três degraus, a saber: o Ensino (Pós-Graduação; sendo que esta possui duas ramificações: o Mestrado e Doutorado e a Especialização), a Pesquisa e a Extensão (disseminação do conhecimento).

O Prof. Dr. Newton Lima Neto fez menção à importância da expansão e consolidação do Sistema Nacional de C, T & I (Ciência, Tecnologia e Inovação), que engloba a Ciência Tecnológica e a Inovação para o desenvolvimento social. Dentro do campo da educação, também falou, com satisfação, do crescente número de Mestres e Doutores titulados no Brasil e do fornecimento, pelo governo, de bolsas àqueles que desejarem o mestrado e o doutorado em suas carreiras.

Ao término de sua apresentação, Newton Lima, como os demais convidados, foi ovacionado. Recebeu os agradecimentos pela presença e, como singela oferta, um livro, intitulado “Os Doze Místicos Cristãos”, no qual Santo Tomás de Aquino, que, aliás, dá nome ao Instituto, é citado.FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário