segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Política como instrumento de transformação social.

Presenciamos nessas últimas décadas um crescimento na conscientização do povo em relação à política brasileira. Sabemos também que tal crescimento ainda requer maior comprometimento, pois notamos que existe uma necessidade e uma ânsina popular em participar com maior vigor da política nacional. Talvez falte aqui incentivo para fomentar com maior vigor no povo a oportunidade de participar da transformação social de nosso país.
Vejo a Igreja Católica esse grande incentivador, multiplicador e formador de líderes que tenham capacidade de atuação junto aos excluídos de nossa sociedade. Percebemos esse comprometimento da Igreja, com as C.F que proporciona a todos a possibilidade de estudar e compreender os pontos cruciais desse mundo pós-moderno em que vivemos.
Diante dessa realidade, chamo atenção dos grupos de jovens, para participarem ou montarem grupos de estudos políticos para serem agentes multiplicadores em suas comunidades de origem. Abrir espaço para formação de agentes, com intelectuais competentes para aprofundamento nas questões como: origem da pobreza e miséria da sociedade brasileira; a má distribuição de renda; o analfabetismo como decorrência de um escola elitizada; moradia, saúde, como será tratado nesse último ponto na próxima Campanha da Fraternidade de 2011, entre outros problemas...
Precisamos da juventude, ativa e comprometida com a causa da justiça social, assim como Jesus esteve comprometido com os pobres. Precisamos sair do templo, buscar as ruas, vilas, bairros problemáticos e, mostrar a verdadeira face de Jesus.
As comunidades carentes de sua cidade, precisa ser ativada como núcleos de transformações, criando grupos com lideranças locais para serem sementes multiplicadoras comprometidas com aqueles que mais sofrem. Dessa forma, somente dessa forma, poderemos inaugurar uma política como instrumento não de campanhas, mas de transformação social.
Prof. Ms. Ulisses Abruzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário